Herbário

O QUE É UM HERBÁRIO?

O termo deriva do latim herbarium e trata-se de uma coleção científica de plantas provenientes de diversas regiões, desidratadas e tecnicamente preparadas (exsicatas).

 

 

IMPORTÂNCIA

Os herbários são importantes para o mapeamento, reconstituição e estudo da vegetação de uma determinada região, documentando sua diversidade de plantas a partir do inventário da flora de uma área e identificação dos espécimes vegetais. Além disso, os herbários servem como centro de capacitação de taxonomistas, fornecem informações para o subsídio de políticas públicas de preservação ambiental e são fontes de dados para diversos estudos.

 

 

 

QUEM SOMOS?

O Herbário VIES – subcuradoria Jerônimo Monteiro foi inaugurado em março de 2010 e atualmente possui uma coleção com mais de 5.000 exemplares. Grande parte desse acervo é proveniente da transferência da Fíbria Celulose S.A, que doou toda a sua coleção científica. O herbário é uma subcuradoria do Herbário Central de Vitória (VIES) e apresenta espécies coletadas em diferentes localidades, mas em especial na região sul do estado do Espírito Santo. Estes espécimes são oriundos de pesquisas de dissertação, teses, TCCs, iniciação científica ou de incursões a campo no Parque Nacional do Caparaó (Ibitirama – ES), Serra do Valentim (Iúna – ES), Parque Estadual de Forno Grande (Castelo – ES), Floresta Nacional de Pacotuba e Reserva Particular do Patrimônio Natural Cafundó (Cachoeiro de Itapemirim – ES), Pedra dos Pontões (Mimoso do Sul – ES), fragmentos florestais pertencentes à Fíbria, dentre outros locais. Contribuindo para a formação científica, o herbário tem recebido visitas de estudantes de nível médio, técnico e de graduação de diversas instituições de ensino da região, nas quais é explicado sobre a importância dos herbários e como é o seu funcionamento. Além disso, visando a melhoria da coleção, temos recebido visitas de pesquisadores taxonomistas e realizado intercâmbio de material botânico com outros herbários.

 

LINHAS DE PESQUISA

Florística, Fitossociologia, Dendrologia e Inventário Florestal. Além de subsidiar estudos em ecologia vegetal e biologia floral.

 

NOSSOS OBJETIVOS

1.    Documentar a flora do sul do Espírito Santo;

2.    Servir de base para a identificação de plantas;

3.    Proporcionar material para trabalhos científicos;

4.    Oferecer apoio didático aos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e áreas afins.

 

CONTATO

Subcurador: Prof. Dr. Henrique Machado Dias

Técnico responsável: Eduardo Alves Araújo

Telefone: (28) 3558-2534

E-mail: herbario.cca@gmail.com

 

Para outras informações acesse:

http://www.florestaemadeira.ufes.br/herb%C3%A1rio-vies-%E2%80%93-subcuradoria-alegre-jer%C3%B4nimo-monteiro