Herbário

O QUE É UM HERBÁRIO?

O termo deriva do latim herbarium e trata-se de uma coleção científica de plantas provenientes de diversas regiões, desidratadas e tecnicamente preparadas (exsicatas).

 

 

IMPORTÂNCIA

Os herbários são importantes para o mapeamento, reconstituição e estudo da vegetação de uma determinada região, documentando sua diversidade de plantas a partir do inventário da flora de uma área e identificação dos espécimes vegetais. Além disso, os herbários servem como centro de capacitação de taxonomistas, fornecem informações para o subsídio de políticas públicas de preservação ambiental e são fontes de dados para diversos estudos.

 

 

 

QUEM SOMOS?

O Herbário Capixaba (CAP) foi criado em 23 de outubro de 2018, sendo indexado à Rede Brasileira de Herbários e Index Herbariorum.

 

PLATAFORMA UTILIZADA

JABOT

 

LINHAS DE PESQUISA

Florística, Fitossociologia, Dendrologia e Inventário Florestal. Além de subsidiar estudos em ecologia vegetal e biologia floral.

 

NOSSOS OBJETIVOS

Ser uma coleção de plantas representativa da região do Caparaó, incluindo o Parque Nacional do Caparaó, Vale do Santa Marta, Pedra Roxa (Ibitirama) e Serra do Valentim (Iúna). O acervo também inclui amostras coletadas em projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Espírito Santo, nos Parques Estaduais de Forno Grande, Pedra Azul, Mata das Flores e Cachoeira da Fumaça, na FLONA de Pacotuba (Cachoeiro do Itapemirim) e RPPN Cafundó (Cachoeiro do Itapemirim). Além de servir de base para a identificação de plantas, proporcionar material para trabalhos científicos, e oferecer apoio didático aos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e áreas afins.

 

ESPECIALISTAS

Tatiana Carrijo (Primulaceae)

Dayvid Couto (Bromeliaceae)

Vitor Manhães (Bromeliaceae)

Filipe Torres Leite (Rubiaceae)

Amélia Carlos Tuler (Myrtaceae)

João Paulo Fernandes Zorzanelli (Pentaphyllacaceae)

Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira (Briófitas)

Jheniffer Abeldth Chirst (Hernandiaceae)

Jaquelini Luber (Capparaceae)

 

CONTATO

Curador: Tatiana Tavares Carrijo (tcarrijo@gmail.com)

Vice-curador: Henrique Machado Dias (henridias@yahoo.com.br)

Técnicos responsáveis: João Paulo Fernandes Zorzanelli e Raquel Fernandes Zorzanelli

Telefone: (28) 3558-2534

 

Solicitações relacionadas ao uso/funcionamento do herbário poderão ser consultadas no normas e diretrizes do herbário CAP, ou serem encaminhadas para o e-mail herbariocapixaba@gmail.com

 

Localização:

Herbário Capixaba - CAP
Campus Sul Capixaba
Universidade Federal do Espírito Santo

Avenida Governador Lindemberg, n. 316
Jerônimo Monteiro, Jerônimo Monteiro 29550-000
Brasil