Herbário Capixaba (CAP)

O QUE É UM HERBÁRIO? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

O termo deriva do latim herbarium e trata-se de uma coleção científica de plantas provenientes de diversas regiões, desidratadas e tecnicamente preparadas (exsicatas). 

 

IMPORTÂNCIA

Além de servirem como registro permanente da biodiversidade, os herbários também funcionam como fontes básicas de informações para todo trabalho que envolva pesquisa em biodiversidade, botânica pura e aplicada, além de áreas afins. 

 

QUEM SOMOS?

O Herbário Capixaba (CAP) foi criado em 23 de outubro de 2018, sendo indexado à Rede Brasileira de Herbários e Index Herbariorum, tendo como principal missão ser um fiel depositário de coleções biológicas de plantas representativas da região do Caparaó Capixaba. O CAP conta atualmente com 5.909 coleções em processo de informatização e parcialmente digitalizadas, disponibilizadas publicamente pela plataforma JABOT. Esta plataforma é um sistema de gerenciamento de coleções científicas depositadas em herbários do Instituto de pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e que permite aos herbários associados desenvolver tarefas relacionadas à curadoria de coleções de plantas. Uma das funcionalidades desta plataforma é a quantificação das coleções informatizadas, permitindo a real noção da evolução do crescimento das coleções dos herbários usuários do sistema. Além disso, essa plataforma permite o aceso a informações sobre as coleções, exportadas em planilhas, que podem ser utilizadas para detectar regiões geográficas ou grupos taxonômicos subamostrados. Desta forma, dois dos principais objetivos norteadores deste herbário são, a partir da plataforma JABOT: 1. quantificar a riqueza da flora da região do Caparaó Capixaba de forma sistemática; 2. detectar áreas e grupos de plantas pouco coletados a partir de coletas realizadas por diferentes projetos florísticos e de floras em execução na Universidade Federal do Espírito Santo.Os dados gerados permitirão acompanhar o desenvolvimento do conhecimento sobre a riqueza da flora da região do Caparaó Capixaba, e a geração de informações úteis à tomada de decisões relacionadas à conservação dos remanescentes florestais desta região. Além disso, os herbários são vistos como instrumento de educação científica, pois serve como uma biblioteca da biodiversidade vegetal no planeta, informando a sociedade o papel da flora e demais organismos associados a ela nos ecossistemas estudados. A necessidade de criação de uma coleção científica na UFES em Jerônimo Monteiro, estimula a conservação da biodiversidade aliada aos estudos de bens e serviços associados aos vegetais. A manutenção da coleção também é importante para acompanhar a fenologia de cada espécie estudada (habitat, habito, floração, frutificação, distribuição geográfica), por isso subsidia estudos de produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, manejo florestal, ecologia florestal e taxonomia. 

 

NOSSOS OBJETIVOS

Nosso objetivo para existência de um herbário se justifica por ser um ambiente que auxilia nas pesquisas do PPGCFL, para como ser um ambiente testemunho para coleção de plantas representativa da região na só do Caparaó, incluindo o Parque Nacional do Caparaó, Vale do Santa Marta, Pedra Roxa (Ibitirama) e Serra do Valentim (Iúna) mas também de outras regiões do Estado. O acervo também inclui amostras coletadas em projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Espírito Santo, nos Parques Estaduais de Forno Grande, Pedra Azul, Mata das Flores e Cachoeira da Fumaça, na FLONA de Pacotuba (Cachoeiro do Itapemirim), RPPN Cafundó (Cachoeiro do Itapemirim) e Reserva Biológica do Córrego Grande, no município de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo. Além de servir de base para a identificação de plantas, proporcionar material para trabalhos científicos, e oferecer apoio didático aos cursos de graduação e pós-graduação.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Florística, Fitossociologia e Inventário Florestal. Taxonomia e Sistemática Vegetal. Além de subsidiar estudos em ecologia de comunidades florestais.

 

EQUIPAMENTOS

Trinta e cinco armários de aço para armazenamento de coleções botânicas; Lupas binoculares (2 Opton e 1 Bioptika) tipo Estereomicroscópio trinocular; Três computadores Desktop Dell com impressora lazer para impressão de fichas; 3 Estufas elétricas de circulação de ar controlada digital 150L SX; Estufas de compensados (artesanal), para secagem com calor por lâmpadas; Prensas de madeira e compensado; Alumínio corrugado e papel borrão para secagem; Três podões com telescópio de 10 metros Duralumínio; 1 GPSMap Garmin 60Csx; Desumidificador, para o controle de patógenos na coleção; 2 Freezers Consul para controle térmico da coleção; Câmera Fotográfica (Nikon) para digitalização das imagens.

 

AMBIENTE: 1 sala de coleções de 80m2; 1 sala de 24m2 de preparação de amostras; 1 sala de 24m2 de curadoria e digitalização.

 

ESPECIALISTAS

Tatiana Carrijo (Primulaceae)

Dayvid Couto (Bromeliaceae)

Vitor Manhães (Bromeliaceae)

Filipe Torres Leite (Rubiaceae)

Amélia Carlos Tuler (Myrtaceae)

João Paulo Fernandes Zorzanelli (Pentaphyllacaceae)

Juliana Rosa do Pará Marques de Oliveira (Briófitas)

Jheniffer Abeldth Chirst (Hernandiaceae)

Jaquelini Luber (Capparaceae)

 

FOTOS DO HERBÁRIO CAP

 

CONTATO

Curadora: Profa. D.Sc. Tatiana Tavares Carrijo (tcarrijo@gmail.com)

Departamento de Biologia / CCENS / UFES

Professora Permanente do PPG Genética e Melhoramento / CCAE / UFES

 

Vice-curador: Prof. D.Sc. Henrique Machado Dias (henridias@yahoo.com.br)

Departamento de Ciências Florestais e da Madeira / CCAE / UFES

Professor Permanente do PPG Ciências Florestais / CCAE / UFE

 

Técnica responsável: Raquel Fernandes Zorzanelli

Telefone: (28) 3558-2534

 

Solicitações relacionadas ao uso/funcionamento do herbário poderão ser consultadas no normas e diretrizes do herbário CAP, ou serem encaminhadas para o e-mail herbariocapixaba@gmail.com

 

Localização:

Herbário Capixaba - CAP
Campus Sul Capixaba
Universidade Federal do Espírito Santo

Avenida Governador Lindemberg, n. 316
Jerônimo Monteiro, Jerônimo Monteiro 29550-000
Brasil